O projeto Consolidação da Rede de Vigilância Genômica da Tuberculose (REVIGET) Norte e Nordeste (N/NE) - Brasil foi estabelecido em dezembro de 2023 com financiamento do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e IST do Ministério da Saúde - DATHI/SVSA/MS e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde – Decit/SECTICS/MS, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Além da capacitação, outros objetivos incluem a própria vigilância:
- Vigilância de mutações associadas a TBDR por meio da criação e manutenção de banco de dados com informações combinadas de resultados dos testes fenotípicos laboratoriais de testes de susceptibilidade antimicrobiana (TSA) e genotípico (mutações) obtidos por meio do WGS.
- Vigilância da distribuição de linhagens do complexo Mycobacterium tuberculosis circulantes no N/NE.
- Vigilância da transmissão da tuberculose droga-resistente (TBDR) por meio da associação de dados do WGS e de geoprocessamento.
- Vigilância de casos de Micobactérias Não Tuberculosas (MNT) resultantes de coinfecção com TB, desafiadoras no diagnóstico laboratorial.
- Elaboração de recursos didáticos, instruções de trabalho e procedimento operacional padrão (POP) em português no tema do projeto.
- Disseminação Científica e popularização da ciência por meio da educação e ações em saúde.